Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Uma Escola Inclusiva acolhe e respeita os seus profissionais


A Escola Inclusiva é, desde logo, uma organização profundamente democrática, que acolhe os seus profissionais e onde os professores têm de ser incluídos, participar ativamente e sentir que a sua voz é ouvida e respeitada.


Uma Escola Inclusiva de Qualidade é uma construção permanente que nos deve mobilizar a todos. É um lugar de justiça social e de equidade, onde todos devem ter acesso a uma educação de qualidade, universal e gratuita, capaz de desenvolver o potencial de uma população heterogenia, independentemente de fatores pessoais, económicos, sociais, contextos de vida e diversidade.


Tem a ver com igualdade de oportunidades e processos de equidade. Um lugar onde se combate o preconceito, o ódio, a exclusão. Lugar de acolhimento, de valorização da diversidade, dos valores e direitos fundamentais e de democracia efetivamente vivida.


Mas para que tal aconteça é necessário fazer uma reforma estrutural do sistema educativo, mobilizado e focado no combate às desigualdades.


Por isso a Escola Inclusiva também acolhe e valoriza todos os seus profissionais, obreiros dessa construção, que são quem nela vivem e trabalha.


Os professores têm de ser incluídos, participar ativamente e sentir-se como parte inteira de um sistema, onde a sua voz é ouvida e a sua profissionalidade respeitada.   


A Escola Inclusiva é, desde logo, uma organização profundamente democrática onde se elege quem governa, onde os professores devem ter voz e não uma organização de gestão unipessoal, onde os órgãos intermédios, os professores e as coordenações não decidem, são meros executores e mão de obra barata.
Não se pode decretar a Inclusão numa legislação cheiade retórica e de ideias bonitas e depois atuar, difamando os seus profissionais, acusando-os de desonestos, precarizando e desvalorizando a sua carreira, ignorá-los na luta por melhores condições de trabalho, cerceá-los dos seus direitos e desrespeitar a sua profissão. Quem perde os professores perde o futuro de um país.


É também necessário investimento nas escolas e não recorrer a serviços externos. Não se pode apregoar e decretar um regime inclusivo e não investir um mínimo, na qualificação da formação de todos os professores, no aumento de professores especializados, equipas multidisciplinares, assistentes operacionais e em tantos serviços e recursos de apoio aos alunos que deles necessitam e que tanta falta fazem, pois são fundamentais para promover as ações e medidas de equidade. Não se pode defender a Inclusão e esperar que isso aconteça a custo zero.
Uma Escola Inclusiva é também um ensino público desde o primeiro ano de vida, baseado em critérios pedagógicos. O Ministério da Educação não pode demitir-se de um sistema total e universal de educação desde a creche.


Falamos ainda num serviço de Intervenção Precoce, fundamental no apoio a crianças de risco, desde os zero anos e que continua cheio de carências, sobrelotado, subfinanciado e desligado, mais uma vez do Ministério da Educação.


Por tudo isto…. E muito mais


É urgente avaliar de forma independente as políticas de inclusão e a legislação que está em vigor e fazer um debate sério sobre o que é a Escola Inclusiva e como ela se constrói.


Esta é a luta civilizacional que nos interpela, num mundo global gerido pelos interesses, que nos acena com propostas como cheque ensino ou o marketing dos rankings.  Com o canto da sereia da culpabilização do indivíduo pelo seu fracasso, quando sabemos bem que as desigualdades e a exclusão determinam as oportunidades que cada um tem na construção do seu projeto de vida.


A Escola Pública não é pasto para fortalecer desigualdades, nem é um negócio. Tem de combater a injustiça da fatalidade de tantas vidas que não podem estar condenadas à partida.


Baixar a fasquia, enfraquecer e desmantelar o ensino público, é a melhor maneira de passarmos a ter serviços mínimos conformados com a desigualdade e sem esperança para os nossos filhos e netos.


A luta por uma Escola Inclusiva é tudo isto.
Uma boa vida começa com uma boa escola.
É o que nos move hoje, amanhã e sempre.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário