Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2023

DIÁRIOS DE UM PROFESSOR -3

 JOÃO COSTA NEGOCEIA COM JOÃO COSTA ... E ESTÁ A SER UM ÊXITO.

QUERIDO DIÁRIO: O Concelho de Ministros acaba de aprovar o decreto do Novo Modelo Recrutamento sem acordo com nenhum sindicato e mantendo medidas inaceitáveis para os professores. Uma decisão que espelha bem a bondade com que o Ministério da Educação está a negociar.
Para a opinião pública o Ministro da Educação diz que tem havido aproximações nas negociações com os professores.
Ora eu ouço os sindicatos e fico com dificuldade em percecionar aproximações. Mas de repente percebi, o Ministro tem feito boas aproximações, mas em relação a si próprio e nesse sentido está a ser um sucesso negocial.
João Costa lança propostas inaceitáveis, ajusta-as, transforma-as e consegue reais aproximações a si próprio. Têm sido ventiladas algumas como:
O Conselho de Diretores por CIM proposto pelo ME, passa a Conselho de Diretores por QZP, proposto pelo ME;
As dezenas de QZP propostas pelo ME pretendiam limitar as deslocações, mas depois quem lá ficar terá de concorrer a nível nacional, de acordo com proposta do ME;
Os Quadros de Agrupamento também passam a itinerantes em mais uma proposta do ME que ninguém quer, mas, quer o ME;
A lista graduada afinal é para manter, mas quem a queria ultrapassar era o próprio ME em proposta sua, que depois recua em mais uma aproximação.
A mobilidade foi atacada pelo ME, mas depois fez uma aproximação e anuncia que afinal os professores podem tentar aproximar-se a casa, como aliás sempre devia acontecer, portanto aqui mais uma aproximação fantástica.
E por aí vamos…
Na sequência prevê-se que o ME vá continuar a apresentar propostas inaceitáveis, que tenderá a aproximar a outras igualmente inaceitáveis numa negociação consigo próprio.
Portanto esta negociação está a ser um êxito.
Para quê envolver os Sindicatos neste processo e ter em conta as suas propostas, se tudo está a correr tão bem?

Sem comentários:

Enviar um comentário